“Muitos gostam de mudança, mas poucos gostam de mudar!”.
Essa frase é quase um dito popular. E curiosamente quando pensamos no mercado de consumo ela esta super atualizada e ativa. Trazendo para nossa realidade do universo contábil podemos aplicá-la de forma literal.

Tenho falado de forma recorrente da transformação contábil e sinto que esse discurso se tornou quase uma comodity. Não paramos de ouvir discursos inflamados sobre automação, robotização, tecnologia, contabilidade digital, contabilidade consultiva e tantos outros termos “modernos” para tratar dessa transformação. Fato é, que se o fim está claro, os meios para essa transformação ainda se configuram como um grande desafio para escritórios de contabilidade.

 

Nesse texto vamos falar um pouco sobre a nova configuração do mercado contábil. Algo que estamos estudando e vivendo a pelo menos uma década.

É muito comum e recorrente me perguntarem qual o melhor modelo de operação contábil. E respondo, também de forma repetitiva, que o modelo de processamento contábil é particular. Precisa considerar, pelo menos, o porte do escritório, perfil de clientes e propósito de entrega. Sempre fico em cima do muro, porque acredito que o modelo ideal de processamento será definido individualmente a cada empresa.

Mas se é para sair de cima do muro, tenho convicção que independente do modelo as contabilidades precisam entender melhor as suas entregas. E nesse ponto, seja qual for seu porte, ou as características dos seus clientes a diferenciação entre PROCESSAMENTO CONTABÍL e a PRÁTICA CONTÁBIL PROPRIAMENTE DITA precisam estar claro em sua estrutura organizacional.

Mercado Contábil

Quando mergulhei no mercado contábil – por volta do ano de 2010 – embora houvesse um discurso insipiente sobre contabilidade consultiva (ou gerencial) a capacidade do escritório em entregar regularidade fiscal (folha, impostos e declarações) ainda era um grande diferencial. Com o passar dos anos, especialmente com as melhorias tecnologias, o processamento foi facilitado e os clientes das empresas contábeis seguiram claramente dois sentidos. 1) “Brigaram” para que os honorários contábeis diminuíssem; 2) Exigiram entregas de valores adicionais as contabilidades.

Essa percepção vem dividindo a contabilidade de maneira definitiva. Reitero que independente do modelo organizacional adotado, é fundamental compreender que regularidade fiscal e valor contábil são dois conceitos e entregas completamente diferentes. Tão fundamental que essa compreensão vem se transformado num diferencial de existência para os escritórios.

Processamento Contábil

Quando falamos em PROCESSAMENTO CONTÁBIL devemos pensar de imediato em performance. Citando meu amigo e sócio Vicente Sevilha, para a maioria esmagadora de empresas não contábeis pagar por essas tarefas (folha, guias e declarações) se configuram um “mal necessário” para seus negócios. Dessa maneira os escritórios precisam concentrar esforças para diminuir o máximo o custo com essa operação. Nesse caso sim, incrementar tecnologia e processos eficazes é primordial. E nesse contexto reduzir o esforço humano e por consequência o custo operacional do escritório.

Com as entregas que não geram valor para os clientes sendo realizadas de forma eficiente é hora de pensarmos na PRÁTICA CONTÁBIL PROPRIAMENTE DITA. Arrisco dizer que no médio prazo a contabilidade só conseguirá cobrar por isso. Mas o que é isso? Análises de resultados financeiros, fluxo de caixa, gestão de horas extras, treinamentos. São alguns exemplos de agregações de valor que as contabilidades podem oferecer. Se expandirmos essa ideia para novos serviços chegamos a um infinito de possibilidades. BPO Financeiro, Consultorias, auditorias, gestão de vale transporte e benefícios, e mais uma lista de novos serviços que a contabilidade pode agregar e se posicionar como um prestador que realmente oferece o valor desejado pelo cliente.

Por fim. A nova forma de pensar contabilidade passa necessariamente por entender as dores e necessidades dos clientes. Possuir uma operação eficiente e barata e focar a maior parte da energia para aproximar e construir uma relação tal que guia, folha e declaração serão a menor parte do seu trabalho.

Nós da Sevilha Gestão Contábil estamos prontos para ajudar você contador nessa transformação.

Forte Abraço